24/10/2016

[Resenha] Convergente


Livro: Convergente
Título original: Allegiant
Autor (a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Compre online na Saraiva

Sinopse
A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Em Convergente, o poderoso desfecho da trilogia de Veronica Roth iniciada com Divergente e Insurgente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. O livro, que chega ao Brasil no momento em que Divergente estreia nos cinemas, alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times.




Tris mostra a todos o vídeo de Edith Prior, e Evelyn,mãe de Tobias,manda prender Tris já que esta sendo acusada de matar Jeanine e liderar toda a rebelião causada. 
Evelyn junto com os sem-facções começam a liderar a cidade de uma forma parecida com a adotada por Jeanine,a diferença é que não terá mais os soros e sim a morte. Para ela conseguir ser líder ela precisa da população,então ela proíbe qualquer um de ir alem dos muros,montando uma grande segurança. 


“Me sinto como eu mesma, forte e fraca de uma vez, permitindo-me, ao menos por um tempo, ser as duas coisas”


As facções são eliminadas mas os que não estão de acordo fazem rebeliões e em uma delas,podemos ver quebrarem os potes aonde foram utilizados para a Cerimônia de Escolha. 
Com ajuda de Tobias,Tris é solta e é apresentada ao grupo liderado por Cara e Johanna,cujo objetivo é realizar o pedido do vídeo de Edith Prior,isso é,mandar um grupo para fora dos muros. 

“Não importa o que há aí fora, temos que ver por nós mesmos. E logo lidaremos com isso uma vez que precisamos”

Caleb Prior esta preso,acusado de traição e sera executado, Tris como a altruísta que é,arma um plano com Tobias para resgata-lo e leva-lo junto para alem do muro. 
O grupo liderado por Cara parte pra além do muro e ao conseguir atravessar,existe uma grande confusão ao interpretar aquele novo mundo totalmente diferente ao de costume. 

“E não tenho certeza de quão audaciosa sou na realidade”

A narrativa é intercalada entre os personagens Tris e Tobias o que foi algo incrível já que podemos ter uma visão dos dois pontos de vista e sentir o que cada um deles sente nesse novo mundo e sobre tudo que aconteceu e ter uma visão mais ampla dos acontecimentos. 
Alem do muro podemos descobrir a verdade sobre os divergentes e vemos que Chicago foi bem elaborada e todos de fora do muro tinha o controle da situação "lá de dentro".
“Uma mentira por omissão continua sendo uma mentira”

Tris descobre verdades sobre sua mãe,existe conflitos entre o casal principal e desconfiança entre as pessoas do novo mundo. 
Tris junto com os outros descobre a verdadeira intenção da galerinha nova e precisa salvar a população de Chicago. 
“O que eu sou? O que eu preciso para superar meus medos? Sei a resposta. É claro que sim. Tenho que negar-lhes o poder de me controlar. Preciso saber se sou mais forte que eles”

Contem spoiler sobre o final

Tris sempre altruísta se sacrifica por tudo e tem um final não muito agradável.Confesso que não era o que eu esperava,queria um final estilo contos de fadas. Mas por outro lado,se ela não fizesse o que fez,não seria a Tris que conhecemos. 
“Se eu não sobreviver”, digo, “diga ao Tobias que eu não queria deixá-lo.”
Com a narração intercalada podemos ver melhor o sofrimento de Tobias e isso é de parti o coração. Sempre depois da morte de algum personagem,fico pensando em como é importante viver cada segundo como se fosse o último,amar de verdade,se entregar por inteiro. Realmente,aproveitar todas as oportunidades. 
“Suponho que um fogo que arde tão forte não é feito para durar”
Voltando ao sofrimento do meu amado Tobias,é a parte mais linda -e triste- de todo o livro. O sofrimento dele é algo único, mostra como ele amava ela. 
Antes de ler o livro vi alguns comentários sobre um possível romance entre Tobias e Christina,realmente achei que algo ia acontecer mas ao terminar de ler podemos chegar a conclusão de que Christina só serviu como um ombro amigo para Tobias,que sera difícil alguém toma o lugar da Tris na vida dele -mesmo depois de 5 anos- e mesmo que alguém o ocupe,ele não vai amar na mesma intensidade. 

“Para mim, o luto é um entorpecimento devastador,cada sentimento adormecido”
A forma que a Roth escreve é incrível.Super leve e tranquila de ler,ela consegue transmitir cada pequena emoção de uma forma maravilhosa,sabe como conquistar e criar personagens incríveis.

“Tudo o que quero é me tornar alguém novo”

Pra terminar essa resenha,deixa eu falar do meu amor por essa trilogia. Foi a minha melhor compra,serio.E o tempo bem mais gasto lendo essas perfeições.Sou muito de me apegar aos personagens mas esses foi um que eu me apeguei muiito de uma forma inexplicável,parece que são reais -e pra mim,de certa forma são,graças a Shailene e o Theo-. São livros que eu vou ler,reler,reler e reler de novo e sempre que eu reler vai ser a mesma sensação -talvez tenha ficado um pouco confuso haha-,vai ficar pra sempre no coração. 
Então é isso,beijinhos. 

“É,às vezes a vida é realmente péssima. Mas você sabe o que eu estou esperando?(...)Os momentos que não são péssimos.O truque é notá-los quando eles vêm por aí.”

4 comentários:

  1. Adorei o livro,e também seu blog parabéns.já estou te seguindo beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom, explica estar no The new york times. Pena que não estreou ainda, mas esse bestseller vai bombar por aqui. Já estou seguindo, vem conhecer meu cantinho também Bia, beijos !
    www.propositofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir